Baleia Piloto

(Globicephala macrorhynchus)

Uma das duas espécies de cetáceos que temos uma população local, mas também temos grupos em migração. Tendo um grupo local, é sempre possível encontrá-los, normalmente são avistados em grupos constituídos por dezenas de membros. Quando os encontramos a descansar, é um dos momentos mais impressionantes, porque podemos facilmente aproximar e admirar esses animais.

 

Cachalote

(Physeter macrocephalus)

Este é o maior animal do mundo com dentes, alcançando uns espantosos 50 000 kg e 18 metros de comprimento. Eles são animais sociais que viajam a maior parte do tempo em grupos, e devido à sua capacidade de mergulho pode ser um desafio para abordá-los. Podem ser vistos todo o ano na Madeira.

 

Baleia de Bico de Blainville

(Mesoplodon densirostris)

Pertencente a um grupo difícil de ver de cetáceos (baleia de bico), são um dos animais menos estudados no mundo, porque são animais de águas profundas. A Blainville pode ser vista todo o ano na Madeira. Nunca é fácil de se aproximar, mas quando possível, é uma experiência para se lembrar para a vida!

Baleia de Bryde

(Balaenoptera edeni)

Normalmente vista durante o verão, esta baleia vem às nossas águas para encontrar comida. Elas podem comer plâncton, no entanto, na Madeira elas vão se alimentar principalmente de peixes pequenos. Por causa de seus hábitos alimentares não é surpreendente encontrá-las a interagir com os golfinhos.

 

Baleia Sardinheira

(Balaenoptera borealis)

A baleia Sardinheira assemelha muito com a baleia de Bryde, e pode ser um desafio enorme diferenciar estes animais. A única maneira de ter 100% de certeza é observar bem a sua cabeça, uma vez que é lá onde elas são muito diferentes.

 

Baleia Comum

(Balaenoptera physalus)

Este animal é o segundo maior do mundo, medindo cerca de 20 m de comprimento e pesando 80.000 kg. A baleia comum tem uma característica única: o lado direito da boca é quase branco, enquanto o lado esquerdo é cinzento. O melhor momento para observá-las na Madeira é durante a Primavera.

 

Whale and dolphin watching Madeira

RNAAT Nº 194/2018